• slides3
  • 2
  • slides1
  • slidescomecou-01
  • Arte promocional de Pedro Lucas para ALFA - A Primeira Ordem
  • A Ordem = Protocolo: A Ordem mudou para ALFA - A Primeira Ordem
  • ALFA - A Primeira Ordem em breve no Catarse
  • Começou a campanha no catarse: www.catarse.me/alfa

arteautores---Altemar

ALTEMAR DOMINGOS – Autor da Jaguara

Biografia:

Livros: Betty Edwards (Desenhando com o lado direito do cérebro, Desenhando com o artista interior), Moebius (Coletânea), Scott McCloud(Desvendando, Reiventando e Desenhando Quadrinhos), Will Eisner (Narrativas Gráficas)

Quadrinhos: Alan Moore (Watchmen, Monstro do Pântano). São muitas...

Entrou no ramo da publicidade como Past-up em 1993 e trabalhou em agências pequenas de propaganda até 1999, quando entrou como Infografista no jornal LANCE!. Paralelamente, fazia frilas como ilustrador para agências de propaganda, editoras e estúdios. Prestou serviços de criação e ilustração para empresas como Adidas, Ambev, Mercedes Bens do Brasil dentre outras. Em 2002 começou a trabalhar exclusivamente como ilustrador e a trabalhar em parceria com outros desenhistas para entrar no mercado de livros didáticos e paradidáticos. Entre 2004 e 2008, trabalhou como colorista para o Magic Eye Studio, colorindo diversos personagens da Disney, como Procurando Nemo, Os Incríveis, A Nova Onda do Imperador, a Dama e o Vagabundo, Chiken Little, Diego, o Explorador, Monstros SA e cenários para heróis Marvel. Em 2007, licenciou 4 personagens seus para uma empresa de estojos e materiais escolares (Coleção Girassol, Riskinho, Coleção Docinhos e Mariazinha). Editou o jornal Eureca! SuperKids para crianças de 7 a 12 anos, com distribuição gratuita em colégios da capital de São Paulo, entre 2007 e 2009.

Em 2009, lançou pelo próprio selo Eureca! Editora, o livro "O Saci de Duas Pernas"? onde ilustrou completamente a obra com história do autor Djair Galvão.

É professor de quadrinhos, desenho básico e pintura digital na EBA! (Estúdios Artísticos, Brasil!), desde 2001. Publicou pela editora Via Lettera o livro Jaguara - Guerreira e Soberana em 2005.  Foi Coordenador de Comunicação na Editora Blucher entre 2008 e 2012 e nesse período, concluiu um curso de 2 anos de Desenvolvimento e Produção de Games. Trabalhou com outros profissionais em seu estúdio, o Eureca! Design, prestando serviços de criação de personagens, ilustração, animações, designer gráfico, materiais interativos e iniciando a produção de games. Em seu selo editorial em breve, lançará a nova HQ da Jaguara. Atualmente, é professor de Game Arts na Redzero e atua em seu próprio estúdio.

arteautores---AlanPavan

ALAN PAVAN – Autor do Anjo Ubano

Biografia:

Alan Pavan nasceu e reside em Caxias do Sul. Formado em letras é também músico e tem nos quadrinhos sua paixão e hobby. Coleciona Homem-Aranha desde adolescente além de outros títulos. Sempre foi fã do traço de Mark Bagley (sua maior influência) e outros artistas como os clássicos George Pérez, John Byrne e vários outros. Criou diversos heróis que nunca publicou, até criar juntamente com Rodrigo dos Santos o personagem Anjo Urbano, que já foi publicado em tiras de um jornal da cidade e também em sua revista independente que já está na quinta edição. Na publicação além de ser coautor das histórias também divide as ilustrações com Rodrigo e diversos artistas convidados. Seu traço é simples com influência também dos cartoons e estilos orientais vistos em mangas.

arteautores---Elenildo

ELENILDO LOPES OU ELYAN LOPES - Capitão R.E.D

Biografia:

Publicitário e ator Elyan Lopes é mais conhecido como Elenildo Lopes seu nome verdadeiro usado em seus trabalhos nos quadrinhos onde também é roteirista, autor e editor.

Em 2007 entrou no universo dos quadrinhos criando um site voltado ao tema www.meuheroi.com.br. Anos após o site virou selo editorial, Elyan Lopes com seu nome de batismo lançou o herói Capitão R.E.D nas bancas e lojas do Rio e Região metropolitana em 2012. Este ano lançou a revista financiada pelo site catarse Protocolo: A Ordem e apresentou os novos super-heróis Velox e Excalibur.

Atualmente está com o projeto antigo projeto A Ordem que agora se chama ALFA – A Primeira Ordem que irá buscar financiamento na plataforma Catarse. Para saber mais sobre seu personagem acesse: www.capitaored.com.br.

arteautores---Lincoln

LINCOLN NERY – Autor do Jou Ventania

Biografia:

Nascido em 26 de setembro de 1983 no Rio de Janeiro, Lincoln se interessou por super-heróis ao ver as animações e séries que passavam na TV na época, e aos 6 anos criou o personagem Jou Ventania. De início, apenas um boneco de capa e boné, um pouco depois de assistir ao filme Batman de Tim Burton, quando desenvolveu especial admiração pela criação de Bob Kane e Bill Finger. Com o passar da idade, em 1992, Jou Ventania ganhou de fato a aparência de um herói com elementos baseados nos contos de vampiros. Em 1995, Nery criou seu primeiro personagem cômico, Jucal, para ser protagonista de uma redação escolar. Em 1997, lançou a primeira versão do fanzine de Jou Ventania.

Entre os anos de 1998 e 1999 se formou em Histórias em Quadrinhos no curso Oberg, e por um período estudou desenho artístico no SESC do Engenho de Dentro. Em 2002, criou o site Batman – A Trajetória, sendo o mais completo sobre o personagem em língua portuguesa e se tornando uma referência mundial, seguindo a linha surgiu o site Brasil Comics, um catalogo on-line que pela primeira vez listou os diversos heróis criados no Brasil, e os divulgou em nível nacional, já que antes estavam restritos ao público que acompanhava-os em fanzines locais. No ano de 2003, Lincoln trabalhava como assistente administrativo, mas criava peças de divulgação interna para a empresa na qual atuava, usando a linguagem de quadrinhos e seus personagens.

No ano seguinte fez parte do grupo teatral BonDefú, e estudou técnicas de atuação e roteiro para teatro na Faetec, ganhando em terceiro lugar com “Passarinho que acompanha João de Barro, vira servente de pedreiro” em sua coautoria ao lado do ator Martenze Marte, o Festival de Esquetes do Sobrado Cultural. Em 2007, ingressou na faculdade de Comunicação Social com foco em Publicidade e Propaganda, onde estudou roteiro publicitário. No ano de 2009, lançou uma nova versão impressa de Jou Ventania e nesse ano criou mais de 11 webcomics do personagem que foram publicadas nos principais sites e blogs da época como; HQNado, Senarte Quadrinhos, Zine Brasil e Oi – Vilania Comics. Nesse ano, foi indicado do 22º Troféu HQMix, nas categorias; “Melhor Lançamento” por Jou Ventania nº1 e “Desenhista Revelação” por “Os Patriotas” publicado em HQNado nº8. Também foi indicado ao 26º Prêmio Ângelo Agostini como “Melhor Lançamento” de 2009 por Jou Ventania nº1. Em 2016, voltou a ser indicado para o HQMIX por Jou Ventania x Blenq.

Personagens e HQs: Jou Ventania,  Enigma, Cripta, Demonsix, Guerreiro do Futuro, Um Mundo Preto e Branco e Sevenray: Pirados e Perdidos.

arteautores---Gabriel

GABRIEL ROCHA – Autor do Lagarto Negro

Biografia:

O primeiro material publicado foi o personagem O Vingador, em criação conjunta com Fred Pires, por volta de 1993 para o extinto jornal de bairro Redator Alternativo. Em 1996 o Metatron ganhou as páginas do jornal de bairro Niterói Cultural, onde dividia espaço com outro personagem - Donar, o deus do Trovão, criação de 1996.

O Lagarto Negro é uma criação do ano de 1997, publicado em 1999 na revista Impacto Fabricado no Brasil, pela Taquara Editorial. De lá para cá, o Lagarto Negro tem sido publicado em diversas revistas de histórias em quadrinhos nacionais, como O Cometa, Escorpião de Prata, Penitente Encontra..., Prismarte, entre outras. Mais recentemente, o personagem participou do projeto Protocolos A Ordem, ao lado de algumas dezenas de outros super-heróis brasileiros dos quadrinhos e agora fará parte do ALFA – A Primeira Ordem continuação de Protocolo: A Ordem.

arteautores---Rodrigo

RODRIGO DOS SANTOS - Autor do Anjo Urbano

Biografia:

Rodrigo dos Santos é biólogo, professor, teólogo e artista marcial. Nasceu em 10 de julho de 1981 em Caxias do sul-RS Brasil.

Trabalha única e exclusivamente como agente de transformação humana desde 2000. Todos seus esforços e ações estão direcionadas para a evolução, o sucesso e a felicidade das pessoas que buscam seu trabalho.

Estudou Teologia e Ciências da Natureza, como na área de Enfermagem, Ambiental, Biológicas. Mesmo assim longo de sua vida nunca abandonou sua paixão de criança. Produzir Histórias em Quadrinhos.

Tendo uma visão futurista, em meados de 2004 migrou absolutamente todo seu trabalho em HQ para a plataforma de Internet. Nesta transição, deixou de alcançar a apenas a um grupo restrito de pessoas na cidade de Caxias do Sul-RS (onde reside) e passou a ter acesso a um público global, ministrando palestras como em 2010 no Fórum Social Mundial e levando seu trabalho para pessoas ao redor do mundo.

Criou diversos personagens, como o Olhos Noturnos, Coruja e o Anjo Urbano que está hoje na sétima edição e continua sendo produzindo. 

 arteautores---Valu

VALU VASCONCELOS - Autor de Dito Terrine(Megasônicos)

Biografia:

Diretor de conteúdo e dono do Valu Animation Studios, estúdios de soluções transmídia no Rio de Janeiro. O estúdio desenvolve série e curtas de desenhos animados, livros, jogos e histórias em quadrinhos. Valu Vasconcelos é formado em Direção de arte com foco em Marketing na Escola Técnica de Comunicação. Abriu seu próprio estúdio em 2001, onde atendia Websites, Comerciais de TV, programação visual e filmes institucionais.

Sendo reconhecido no mercado como um dos melhores animadores do gênero, Valu Vasconcelos dirigiu e produziu obras para Rede Globo de Televisão, Odebrecht , Petrobras, Transpetro, IBM, Postos Ipiranga,INB ( Indústrias Nucleares do Brtasil ), ALGORIX,  Devassa, dentre outros.Em sua formação constam ainda cursos e workshops com celebridades internacionais, tal como, Jeahn Anne Right roteirista da Hanna Barbera, o curso de roteiro francês Varilux, dentre outras atividades para criação de histórias e desenvolvimento de personagens com Mark Walsh da Pixar Animation Studios, Simon Otto da DreamWorkshops Animation e Eric Goldberg da Disney Animation. Dito seu personagem do Megasônicos fará parte do ALFA – A Primeira Ordem continuação de Protocolo: A Ordem.