Elyan Lopes - Biografia

Elyan Lopes - autor

Elyan Lopes, nome artístico de Elenildo Lopes, é um ator e quadrinista formado em Publicidade que mora, atualmente, na cidade de Niterói/RJ. Desde criança é apaixonado por desenhos animados e, na adolescência, teve contato com o anime “Cavaleiros do Zodíaco”, do qual se tornou fã incondicional e acabou se tornando sua maior referência.

Logo MeuHerói
Em 2007, entrou no mundo dos quadrinhos ao lançar o site Meu Herói (www.meuheroi.com.br) e investir em notícias sobre o mundo dos super-heróis, principalmente os personagens brasileiros. Em 2012, inspirado no filme “Tropa de Elite”, lança seu primeiro super-herói, o Capitão R.E.D, pelo próprio selo editorial MeuHerói®, em uma HQ vendida nas bancas de jornais de Niterói e região.

Com a boa aceitação do personagem, se une ao quadrinista Fernando Rebouças e lança o Movimento digital D.Q.B – Democracia ao Quadrinho Brasileiro, para reunir os quadrinistas nacionais e discutir políticas públicas, leis e petições online em prol das histórias em quadrinhos produzidas em nosso País. 

Em 2014, reuniu os amigos profissionais do gênero super-herói e formou o Álbum DQB - Heróis Brasileiros: A ORDEM com um time de artistas de peso, colocando o projeto para financiamento coletivo no site Catarse. A proposta não atingiu a meta estabelecida pelo site e a revista não chegou a ser produzida, mas serviu para dar ao autor um alcance midiático jamais alcançado antes, sendo notícia em vários órgãos de imprensa, tais como Jornal O Globo, Jornal Correio Brasiliense entre outros.

Vencedor de dois prêmios nacionais

Vencedor de dois prêmios

Em 2016, o projeto foi reformulado e relançado no Catarse, desta vez ultrapassando o montante necessário. O álbum foi produzido pelos próprios autores e recebeu dois prêmios importantes: o Prêmio ABRAHQ do Rio de Janeiro e o Troféu Ângelo Agostini de São Paulo, como melhor lançamento independente do ano.

ALFA A Primeira Ordem - Parte 1

Em 2017, lançou uma proposta muito mais ousada lançando o álbum ALFA – A Primeira Ordem, que reúne os maiores e clássicos super-heróis nacionais em uma aventura, incluindo personagens pioneiros no gênero nacional, como Capitão 7, O Flama e Raio Negro, criados da década de 50 e 60. Com o sucesso da iniciativa, a Editora Kimera fechou contrato e lançou a primeira parte da revista, além do relançamento do primeiro número de Capitão R.E.D e suas próximas edições. Além disso, está previsto o lançamento da campanha no Catarse da segunda parte da revista ainda em 2018, com publicação pela mesma editora.

Ainda em 2016, ano das Olimpíadas, cria o personagem Vélox em homenagem aos atletas que lutaram e emocionaram o Brasil nos Jogos Olímpicos. Vélox é o primeiro super-herói homossexual assumido solo dos quadrinhos nacionais. Como o autor trabalhava no álbum Alfa, o personagem não foi lançado na época, mas está previsto para o final de 2018, com participação da famosa drag queen Pabllo Vittar, que autorizou o uso de sua imagem na HQ. Além deste personagem, também estão previstos novos super-heróis a serem lançados na sequência, como Excalibur e Alkymia.

2020 em parceria com a Editora Kimera lançou a esperada conclusão da HQ ALFA - A Primeira ordem parte 2. Projeto lançado em 2017 e que agora se confirma como mais um marco na história dos quadrinhos de super-heróis nacionais. Ainda em 2020 o autor lança o seu canal oficial na plataforma de videos Youtube, precisamente dia 22 de maio. O canal promete ser mais uma via de divulgação e conteúdo original.

Canal MeuHerói

ALFA Universo

Logo ALFA Universo

Universo ALFA . Inicialmente planejado com as finalizações do ciclo da HQ ALFA - A Primeira Ordem o autor lança o seu mais ambicioso projeto. U.C.A - Universo Compartilhado ALFA. Este novo projeto pretende reunir todos os seus projetos e personagens em um universo compartilhado. Tendo como base a HQ ALFA esse novo ciclo dos seus trabalhos começa com os próximos títulos que serão anunciados.