Sobre o Dia do Super-Herói Brasileiro

O QUE É O DIA DO SUPER-HERÓI BRASILEIRO

Evento anual de celebração do gênero super-herói genuinamente brasileiro e criado por brasileiros e/ou brasileiros naturalizados. Idealizado pelo quadrinista Elyan Lopes, criador do herói Capitão R.E.D e trabalhador da área há mais de 10 anos e vencedor de dois prêmios da área.

Além do idealizador, o projeto já conta com o apoio de inúmeros autores e profissionais dos quadrinhos, em especial do gênero super-heróis. O foco é ampliar a divulgação do gênero no Brasil e auxiliar no processo de busca da identidade ou das múltiplas identidades dos super-heróis nacionais. O evento apartidário também pretende auxiliar na democratização do gênero em todo o território nacional e buscar mecanismos de medição para que, desta forma, tenha-se números mais precisos da produção e consumo desses quadrinhos no País.

POR QUE CRIAR O DIA DO SUPER-HERÓI BRASILEIRO?

A história de luta dos super-heróis nacionais é extensa, cujos registros oficiais datam da década de 1950 (e sabemos que parte da história pode ser ainda mais antiga). Apesar da longa história e do empenho dos autores (muitos deles já falecidos), ainda não há o devido reconhecimento por grande parte da população, dos órgãos competentes, Governo e mídia especializada.

Os super-heróis brasileiros tiveram seu auge há décadas, nos quadrinhos que alcançaram vendas exorbitantes e recordistas em bancas de jornais. Entretanto, por muitos motivos – entre os quais a enxurrada dos HQs estrangeiras e o pouco incentivo à produção nacional esse número foi diminuindo, restando os fanzines e poucas publicações esporádicas.

A RETOMADA É AGORA!

Nos últimos dez anos essa produção está bem forte e em crescente produção, com a criação de novos personagens e títulos nas bancas e lojas especializadas. Além dos recordes de publicações online e digitais. Recentemente, as editoras como a Kimera, Guará, Mirage, Superprumo, entre outras, têm abraçado as produções independentes, criando uma intensa produção do gênero.